Teste Teste Teste Teste

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dicas sobre a limpeza dos jatos de água


 Todos que possuem o sistema de fresagem de materiais odontológico CAD/CAM da Sirona (MC XL) sabe que ela possui um sistema de reservatório de água que é usado no resfriamento e lubrificação dos conjuntos de brocas da fresadora no momento da fresagem.



Esse reservatório possuí dois filtros, água e um produto lubrificador e refrigerante chamado Dentatec na qual e misturado na água proporcionando uma excelente qualidade na fresagem do produto final.

O seu uso tem que ser respeitado nas proporções indicadas para a fresagem de zircônia, cerâmicas feldspáticas e outros. Isso garante que os motores trabalhem de forma adequada proporcionando uma maior vida útil dos mesmos.

Com o tempo o acumulo de resíduos causam uma obstrução dos canais de saída dos jatos de água podendo comprometer a qualidade das fresagens e dos motores.


As setas vermelhas, da imagem acima,  indicam os furos por onde saem os jatos de água nas quais se convergem em cima das brocas e são três furos para cada conjunto de motores.

Se algum desses furos ficarem entupidos o fluxo de água não sairá normalmente necessitando ser desentupido.

A melhor forma de fazê-lo é simplesmente introduzindo um pedaço pequeno de fio ortodôntico no furo entupido com cuidado com movimentos semelhantes a parafusar e desparafusar respeitando a angulação dos furos para a limpeza dos mesmos.

Pode-se também usar uma lima de endo para esse fim mas tomando muito cuidado para não fazer movimentos de vai e vem (limando) que podem causar o desgaste das bordas dos furos ocasionando em uma angulação errada dos jatos de água e com isso tendo que efetuar a trocar a plaquinha da fresa que contem os furos. Essa troca só poderá ser feita com um chamado para o suporte técnico da Sirona.


O movimento de parafusar e desparafusar tem que ser feito na mesma angulação que está (no sentido dos jatos de água) para não forçar as bordas dos furos com, movimentos leves e com muita calma.


Assim que tiver terminado use o comando Pump da fresadora para ligar os jatos de água e ver a angulação dos jatos.
Estando tudo ok e só voltar ao trabalho, caso contrario volte a fazer os procedimentos.


Dúvidas ou sugestões, por favor comentem ou entrem em contato.




0 comentários:

Postar um comentário