Teste Teste Teste Teste

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Limpeza do reservatório.


Uma pratica que todos devemos ter com a fresadora e a limpeza constante do reservatório. Com o tempo de fresagem os resíduos dos materiais vão se acumulando ocasionando perda de pressão dos jatos de água que ficam fracos e a fresadora pede a substituição dos filtros.

Um procedimento simples pode ser adotado para a limpeza do reservatório cabendo a qualquer pessoa fazê-lo sem problema algum.




Retire o reservatório da fresadora e com a chave abra o reservatório conforme a imagem ao lado.
Jogue toda a água fora.










 Retire os filtros com cuidado lembrando que esses filtros são de um tipo de papelão e são frágeis e que possuem uma mola em seu interior que deve ser guardada.






lavar o reservatório com água corrente para tirar o máximo de resíduos presos no fundo do reservatório.












 Leve os filtros para debaixo de uma torneira com esguicho forte para que a pressão da água possa limpar profundamente os resíduos presos nos filtros.









Após a limpeza dos filtros colocar as molas de volta e introduza os filtros devolva ao reservatório.







Aperte os filtros com a chave par que não ocorra vazamentos de água.
Cheque se está tudo em ordem, se os filtros ficaram bem colocados.

Agora prepare a adição do liquido Dentatec seguindo rigorosamente as medidas para os tipos de materiais indicados.

Zircônia                    => 75ml
Cerâmica Feldspática => 75ml
Dissilicato do lítio      => 150ml
Acrílico                    => somente água







Coloque o Dentatec no reservatório










Complete com água até o limite da tampa, feche a mesma com a chave apertando bem para não vazar água e volte o reservatório para a fresadora.




É um procedimento simples que tem que ser feito periodicamente. No meu caso eu uso dois reservatório pois freso muita zircônia e cerâmica e a quantidade de dentatec é diferente para esses materiais.

Por exemplo: se eu terminei de fresar uma zircônica e preciso fresar um e-max eu só troco os reservatórios, não preciso jogar a água com dentarec fora para colocar tudo de novo com a quantidade de dentatec para fresar o e-max.

Temos que respeitar essas medidas pois o liquido dentatec além de lubrificar ele refrigera os materiais específicos na hora da fresagem. 

Conheço profissionais que fresam tudo com o mesmo liquido e isso não é aconselhável pois isso força os motores da fresa e a vida útil deles diminuem muito. Aprendi isso a duras penas pois tivemos que trocar dois motores da fresadora  e o preço foi muito, mas muito salgado mesmo quase R$ 20.000,00 na troca de apenas 2 motores então pense bem, vale a pena investir em um reservatório novo do que em motores novos.

Se você tiver alguma dica, critica ou sugestão deixe seu recado.




0 comentários:

Postar um comentário