Teste Teste Teste Teste

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dica simples para fresar duas coroas em um bloco


Sei que muitos devem saber disso, mas para quem não sabe é uma dica interessante para os trabalhos do dia a dia nos laboratórios de prótese dentária e nos consultórios dos dentistas que possuem o sistema Cerec.

Praticamente todos os trabalhos que deverão ser fresados são fresados um elemento para cada bloco. Dependendo do tamanho do elemento podemos fresar até 2 coroas, facetas, inlay-onlay por bloco.

Primeiramente se for faceta eu aconselho que seja fresada uma por vez devido ao fato que se o profissional tentar fresar 2 facetas de uma só vez ele terá muito trabalho para adaptar uma das facetas devido o Sprue que ficará ou na vestibular ou na lingual/palatina da faceta, pois o Sprue é o pilar de sustentação dos trabalhos no momento da fresagem e não tem como fresar duas facetas simultaneamente sem os Sprue.

Fiz um caso onde tive que fresar 12 elementos. Um gasto grande de blocos de E-Max, mas consegui fresar 12 coroas em 10 blocos.

A dica e simples, quando for fresar os trabalhos observem o tamanho das coroas, pois, tem pacientes com as arcadas pequenas ocasionando em dentes pequenos e ai esta a jogada. No meu caso os laterais do paciente eram pequenos e consegui ajustar a fresadora para fresar os dois em um bloco apenas.

Sprue em direção a palatina.










Na tela de fresagem reparem que o software por padrão coloca o Sprue na palatina do lateral e como esse lateral é um pouco largo devido ao preparo estar muito na palatina acaba ocupando muito espaço dentro do bloco.

No menu de ferramentas ao lado direito você clica em "Ferramentas" e em "Sprue" e com o mouse você gira o bloco para o Sprue ficar em uma das proximais do lateral. Com isso o espaço que sobra no bloco fica um pouco maior, consequentemente cabendo o outro lateral para a fresagem.

Sprue na distal do lateral

No caso eu fresei um por um, tinha a opção de fresar com o inlab Cam os dois de uma vez, mas optei em não o fazê-lo pois da um pouco mais de trabalho dar acabamento nos elementos devido a presença de mais um Sprue no segundo lateral.

Ao usar essa técnica pode acontecer da fresadora dar uma mensagem de alerta em vermelho de que o bloco e demasiadamente pequeno para o restauro dai ele pergunta se quer continuar. Quando isso acontece comigo eu continuo e fico de olho para ver se as brocas não vão encostar da base de metal do bloco, se eu perceber que vai encostar eu paro a fresagem depois tiro o elemento da base do bloco com o motor e uma serrinha circular e mando para acabamento.

Se a broca encostar no metal ele perde um pouco a vida útil dela.
Foto do bloco depois de fresar 2 elementos nele.

Deixe sua mensagem, dúvidas ou críticas.
Um grande abraço.



0 comentários:

Postar um comentário